O Ensino de Geografia na Formação Cidadã e a Luta Pelo Direito à Cidade
2021
Laressa Bentes da SilvaLaís Rodrigues Campos
O presente trabalho aborda uma proposta didática para desenvolver o ensino de cidade na escola.
Documentos relacionados
2020
Array
Apresentam-se práticas relativas a diversas experiências de situações de aprendizagens nas quais se utilizou distintas metodologias, estratégias e instrumentos de trabalho no ensino de geografia.
2013
Array
Problematiza-se as “juventudes líquidas”, buscando compreender quem são os jovens que habitam as salas de aula e quais são suas necessidades e capacidades não contempladas pelo sistema educacional.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.