Para Compor Estratégias Cartográficas Pós-Representacionais na Educação Geográfica
			2020
			 Daniele Prates MacedoRosangela Lurdes Spironello
							
					O presente artigo tem por finalidade apresentar uma interpretação de produções teóricas brasileiras, pertinentes a temática cartográfica voltada para a Educação Geográfica. 				
					 
		
			
				
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								busca-se responder: qual é a importância do trabalho de campo para a produção de conhecimentos geográficos no ensino, pesquisa e extensão? O que considerar ao propor um trabalho de campo?							
											 
										
					
												
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								O presente artigo intenciona analisar e problematizar as práticas docentes e os recursos didáticos, utilizados no ensino de Geografia, com ênfase na categoria Lugar e na cartografia tátil.							
											 
										
					
												
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								O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.