O Ensino de Climatologia na Geografia Escolar: o jogo como possibilidade pedagógica
2021
Yan Castro Lisboa, Cláudia AresiCarina Copatti
Objetiva-se abordar, no ensino de climatologia para o Ensino Médio, a experiência com jogos pedagógicos, tecendo relação com os aportes teórico-metodológicos essenciais ao ensino escolar da Geografia.
Documentos relacionados
2015
Array
A pesquisa investigou e demonstrou que a inclusão da temática relacionada à Geografia Física pode ser feita de modo crítico e articulado a outros temas da Geografia escolar, contribuindo para a educação ambiental e para a disseminação de informações relacionadas à prevenção de riscos provocados por eventos naturais extremos.
2024
Array
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
2018
Array
Neste artigo a autora apresenta parte da Coleção Jogos Geográficos (jogos de tabuleiros, dominós, quebra-cabeças etc), fruto de reflexões e estudos na interface com práticas em sala de aula.