O Ensino de Climatologia na Geografia Escolar: o jogo como possibilidade pedagógica
2021
Yan Castro Lisboa, Cláudia AresiCarina Copatti
Objetiva-se abordar, no ensino de climatologia para o Ensino Médio, a experiência com jogos pedagógicos, tecendo relação com os aportes teórico-metodológicos essenciais ao ensino escolar da Geografia.
Documentos relacionados
2024
Array
O objetivo dos autores foi o de refletir sobre a importância pedagógica do positivismo na prática escolar cotidiano do ensino geográfico. Trata-se de destacar a tarefa formativa que se promove para ser realizada em sala de aula, como um evento apolítico, neutro e desideologizado, caracterizado pela transmissão de conteúdos programáticos, sem qualquer aplicabilidade na compreensão da realidade geográfica e que incentiva a memorização.
2019
Array
Objetiva-se, a partir da analise das imagens presentes em dois livros didáticos selecionados pelo PNLD, desvendar as possíveis ideias transmitidas por manuais didáticos sobre os lugares que retratam.
2018
Array
Os autores refletem sobre a relação conteúdos-metodologias da Geografia escolar, apresentando propostas de materiais didáticos lúdicos e inovadores elaborados por licenciandos da Geografia PUC-Rio