Promoção do Pensamento Espacial na Educação Geográfica: análise de manuais escolares do ensino básico
2019
Luísa AzevedoAntónio OsórioVítor Ribeiro
Analisa os níveis de desenvolvimento, as implicações didático-pedagógicas e o potencial do pensamento espacial observado em atividades de manuais escolares do ensino básico. p.179-192
Documentos relacionados
2018
Array
Apresenta alguns aportes acerca das relações entre cartografia temática, raciocínio geográfico e ensino de cidade tendo como fios condutores os princípios geográficos e a semiologia gráfica.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2020
Array
Objetivou-se traçar o perfil dos autores e autoras dos livros didáticos de Geografia com o intuito de lançar algumas reflexões sobre o Programa Nacional do Livro Didático, PNLD.