A Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia a Partir da Reflexão Docente
2020
Juanice Pereira SantosMaria Solange Melo de Sousa
Analisa-se a atuação do professor de Geografia, no que diz respeito à formação inicial e continuada, à deficiência dos saberes e das aprendizagens e o reflexo de tais fragilidades no cotidiano escolar
Documentos relacionados
1996
Array
O Estudo apresenta a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo, 1837, até os anos quarenta do século XX, dando ênfase à análise da "vulgata" existente sobre a disciplina e desvelando transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado.
2021
Array
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um
conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares,
regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente
acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza
epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa
de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir
com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e
escolares.
2021
Array
No estudo analisam-se as práticas docentes no ensino da Geografia do 8o ano; no sentido de perceber o modo como um conceito científico é apropriado pela Geografia escolar.