METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE SEU USO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
2021
Fabiana Elayne Barros DamascenoThiago Coelho SilveiraKeylla Cristina Coelho LimaIvesmary Loureiro Ribeiro MagalhãesRebecca Loureiro Ribeiro Magalhães
O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica analisa como o uso das Metodologias Ativas, no ensino da Geografia na Educação Profissional e Tecnológica/EPT, contribuem para a formação intelectual do discente e como essas metodologias podem desenvolver a autonomia do estudante, estimular a criatividade e o preparar para a tomada de decisões no contexto em que ele vive.
Documentos relacionados
2021
Array
O artigo visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, para compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas em geografia.
2020
Array
Este texto tem como objetivo discutir questões que envolvem as práticas de sala de aula em uma perspectiva
interdisciplinar. Para isso, trabalhamos com a obra “O Continente I” de Erico Verissimo e os conceitos geográficos de
espaço, território, lugar e identidade territorial de maneira a considerar que essa articulação entre Literatura e Geografia
contribui na construção do conhecimento por parte do aluno e, portanto, na sua formação. No que se refere à Geografia,
percebemos que essa prática contribui com a educação geográfia.
2021
Array
O objetivo é apresentar a importância do ensino de Geografia nos anos inicias da educação básica e suas principais abordagens, tradicional e crítica para o processo de ensino-aprendizagem.