Nossos objetivos
Nosso objetivo principal é o de colaborar para o aprofundamento das pesquisas na área da educação geográfica com efeitos esperados sobre a valorização do conhecimento geográfico no processo de formação do cidadão brasileiro. Além de consolidar uma rede de pesquisadores interessados na temática da educação geográfica e correlatas.
Para além da produção dos integrantes do NECPEG*, do GPEG** e do NEGEO*** de outros professores e pesquisadores colaboradores, disponibilizamos no site indicações de trabalhos de interesse da área, constituindo-se o OBEG como um site de monitoramento das produções acadêmicas e outras no campo da educação geográfica, bem como um repositório de materiais acessível a estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e do mundo.
Cada nicho dá acesso a artigos, relatórios, vídeos, palestras e outros materiais sobre temáticas selecionadas.
Há, ainda, outros espaços para divulgação de eventos e compartilhamento de experiências (práticas pedagógicas, roteiros, experiências profissionais etc).
Além de um link específico para possibilitar o envio de contribuições para o site. Estas serão verificadas pela Comissão Científica responsável pelo OBEG.
* NECPEG, Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, vinculado ao Departamento de Geografia da PUC-Rio. A criação do OBEG expressa as preocupações que emergiram a partir de pesquisas e eventos, dentre outras iniciativas, desenvolvidos no âmbito do NECPEG.
** GPEG, Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp/UERJ.
*** NEGEO, Núcleo de Estudos Geográficos, vinculado ao Instituto Federal Fluminense, IFF de Campos dos Goytacazes.
O que estamos pesquisando
No âmbito dos grupos de pesquisa e Departamentos vinculados direta e indiretamente ao OBEG são realizadas pesquisas sobre temáticas variadas:
- A Trajetória do Geógrafo no Brasil, Rejane Rodrigues
- Contribuições da Geografia Política Crítica para o Conhecimento Geográfico
Poderoso, Rejane Rodrigues - Ensino Médio Integrado e politecnia, Linovaldo Lemos
- Abrangência Territorial dos Institutos Federais, Linovaldo Lemos
- Paisagens afetivas e suas Representações Cartográficas, Fabio Tadeu Santana
- Geografia, Ensino Inclusivo e Materiais Didáticos, André Bezerra
- Políticas de Formação de Professores, Luana Correia
- Questões de Gênero na Formação de Professores, Natália Menezes
- Cibercultura e Formação de Professores, Rafael Arosa
- Educação Ambiental em Escolas Democráticas, Suellen Silva
- Políticas de Formação de Professores, Vinicius de Moraes
- Identidade e Saberes Docentes, Bruno Torres
- Mobilidade Docente no Rio de Janeiro, Gleyce Assis
- Futebol, Geopolítica e Ensino de Geografia, Guilherme Meirelles
- Trabalho de Campo e Ensino de Geografia, Leydiane Silva
- História em Quadrinhos e Ensino Decolonial de Geografia, Lucas Eliseu
- Educação Política e Conhecimento Geográfico Poderoso, Rafael Albuquerque
- Geografia Eleitoral e Educação Geográfica, Raíssa Cortez
- Paisagens Sonoras no Ensino de Geografia Inclusivo, Luiza Martins
- Geodiversidade e Educação Geográfica, Letícia Oliveira Rocha
- Metodologias Inovadoras para a Educação Geográfica, Nicole Lepore
- Cultura e Currículo na Geografia Escolar, Sabrina Menezes
- Questões de Gênero na Geografia Escolar, Brenda Cadime
- Sustentabilidade Socioambiental e Educação Geográfica, Amanda Ramalho
- Educação Política e Educação Geográfica, Júlia Ferreira
Nossa Revista
Educação Geográfica em Foco
A Revista tem como propósito principal a ampliação do espaço de debates sobre as temáticas da formação de professores e da licenciatura em Geografia, do ensino da Geografia, da educação geográfica e das metodologias de ensino de Geografia.
http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/issue/archive