SOBRE A ESPACIALIDADE E OSPROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
2021
Rafael Arosa de Mattos
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um
conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares,
regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente
acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza
epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa
de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir
com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e
escolares.
Documentos relacionados
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2021
Array
Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e escolares.
2015
Array
No capítulo, do livro Pesquisa e Mobilidade na Cibercultura, os autores investigam o papel das tecnologias móveis para a inovação nas práticas pedagógicas.