O PIBID Geografia – PUC-Rio – experiências de impacto na educação básica
2020
Luana Correia
A autora analisa as contribuições do PIBID para a formação de inicial de professores, a partir da experiência dos integrantes do subprojeto de Geografia do PIBID PUC-Rio.
Documentos relacionados
2018
Array
Analisa-se como os percursos formativos, realizados através da parceria entre a universidade e a escola pública, vêm buscando superar o desencontro entre formação, inovação e educação geográfica.
2024
Array
O estudo buscou entender como a formação inicial dos licenciados em Geografia pela UFBA contribui para o ensino dos componentes físico-naturais nas escolas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o Projeto Político Pedagógico do curso e ouviu estudantes e egressos. Os resultados mostram que ainda há uma separação entre teoria e prática, o que torna o ensino desses temas mais desafiador. Para melhorar essa realidade, é essencial aproximar a universidade da escola, fortalecendo a formação dos professores e a conexão entre conhecimento acadêmico e ensino na Educação Básica.
2015
Array
O livro apresenta um conjunto de reflexões sobre a tensão no debate sobre currículo, buscando a interlocução com distintas áreas de conhecimento, ferramentas teóricas e conceituais variadas e distintos espaços e artefatos formativos.