“Um Passeio de Balão”: o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas
2020Leonardo Pinto dos SantosEduardo Schiavone Cardoso
A partir da realização de uma prática pedagógica aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, objetivou-se entender como crianças e adolescentes compreendem espaços que eles não vivenciam.
A Imagem e seus Aportes ao Desenvolvimento do Pensamento e das Funções Mentais no Ensino de Geografia
2020Mateus Marchesan PiresLana de Souza Cavalcanti
Faz-se uma reflexão sobre a linguagem imagética, pela ótica da teoria histórico-cultural, demonstrando como algumas funções mentais superiores podem ser mobilizadas com o uso dos recursos visuais
A Potencialidade da Linguagem Musical no Ensino de Geografia: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3×4’ de Belchior
2020Lucas Pinheiro de PaulaAne Elyse Fernandes SilvaCarla Cristiane Nunes Nascimento
O artigo apresenta uma proposta de aula de Geografia colocando em evidência uma prática de ensino que considere a música como rico aporte metodológico e didático.
Argumentar Cientificamente: perspectivas e investigações para a Geografia Escolar
2020Eden Correia CarliJerusa Vilhena de Moraes
O interesse dos autores neste artigo é o de refletir a respeito da importância do papel da argumentação para a aprendizagem em Geografia.
Aspectos Metodológicos de Prática Educativa com Cartografia Tátil
2020Ana Claudia BizMafalda Nesi Francischett
Analisa-se as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva.
Classes de Solos e o Lúdico: jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem
2020Danielle Piuzana MucidaIlziane Carmem MartinsRegiane Vieira Campos
O objetivo deste trabalho foi apresentar a elaboração e a aplicação do jogo pedagógico “Classes de Solos” em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Darcília Godoy.
Construção de Mapas Mentais no Ensino de Geografia: representações do espaço vivido no contexto indígena
2020Geni Martins MesquitaEva Teixeira dos Santos
Analisa o potencial das metodologias ativas, com atenção aos mapas mentais, no ensino da Geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Indígena de Aquidauana, MS.
Estudos da Paisagem no Processo Ensino-Aprendizagem à Construção do Saber Geográfico no Ensino Médio da Educação Básica
2020Hudson Nascimento de Sousa FilhoReges Sodré da Luz Silva Dias
O artigo tem por objetivo relatar a construção de metodologias libertadoras no processo ensino-aprendizagem de Geografia durante a realização da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio.
Ludicidade no Ensino Médio: aula de Geografia através dos desenhos animados
2020Joélica Pereira de Lima
Apresenta-se uma síntese do trabalho de conclusão de curso apresentado na Especialização em Fundamentos da Educação, da UEPB, no qual foram utilizados desenhos animados como recurso didático.
Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: uma experiência educacional no Ensino Médio
2020Roberta da Silva CostaEmmanuela Ferreira de LimaCinthia Maria Felicio
Buscou-se investigar como seria a participação e a aprendizagem em uma turma do 2° do E.M a partir do planejamento e realização de atividades fundamentadas na Aprendizagem baseada na Investigação.